Muitas mulheres se perguntam se bronzeamento artificial faz mal, a resposta é não, mas deve-se tomar cuidado quanto a sua realização. Por exemplo, deve-se evitar o excesso e escolher adequadamente a clínica para a sua realização. Isso porque caso alguns cuidados não sejam adotados, pode sim trazer riscos.
Nesse sentido, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, decretou em fevereiro, uma série de medidas de proteção ao uso de câmaras de bronzeamento artificial, visando a saúde do seu utilizador. Na verdade, a Anvisa, decretou medidas de restrição quanto a utilização do equipamento em determinadas circunstâncias.
Para entender porque o bronzeamento artificial pode ser prejudicial em excesso é preciso entender como ele funciona. Com esse conhecimento fica mais fácil entender que é sim possível utilizar a prática de maneira segura.
O bronzeamento artificial é realizado a partir da emissão de raios que são mais fortes que os raios UV-A do sol. Os raios ultravioletas que as câmaras de bronzeamento liberam são bem superiores aos raios ultravioletas do sol.
Bronzeamento artificial faz mal? É possível fazê-lo de maneira segura
O bronzeamento artificial apenas pode trazer riscos a pele e ao indivíduo quando realizado de maneira extremamente excessiva. Duas sessões de bronzeamento semanalmente de até 60 minutos não é prejudicial e pode trazer um resultado impressionante a pele.
Vale reforçar a essa altura que mesmo que o bronzeamento artificial possa ser visto como um vilão para os desinformados. Há uma linha de profissionais que o defende para uso terapêutico. E de fato os benefícios são comprovados.
A exposição controlada aos raios ultravioletas UV-A pode fazer com que indivíduos que tenha psoríase e vitiligo se beneficiem com o controle dos respectivos quadros.
Entenda como funciona o bronzeamento artificial de forma simples
Abaixo você entende como o bronzeamento pode ser prejudicial se feito em extremo excesso e da mesma forma, como a exposição ou realização pode ser eficaz como qualquer outro procedimento.
- Quando uma pessoa decide realizar o processo de bronzeamento artificial isso será feito através de uma câmara de bronzeamento artificial. As câmaras de bronzeamento artificial realizam a emissão dos raios ultravioletas UV-A. Esses raios entram durante a sessão em contato com a pele que como uma reação de defesa produz melanina.
A melanina é um composto que a pele produz em resposta a emissão dos raios pela máquina e é o responsável pelo tom escurecido que o bronzeamento dá. Mas essa não é uma resposta instantânea que ocorre logo após a sessão. Podendo demorar de horas ou mesmo dias a depender do tipo de pele de cada um.
Com a realização da sessão a pele responde com a produção de melanina que a dará um tom mais escuro, procurado no bronzeamento.
- Mesmo em pele com tom mais escuro, os raios UV-A não causam danos e tem efeito com o processo de bronzeamento artificial. Isso porque mesmo em peles com tons mais escuros os raios UV-A atingem as camadas mais profundas da pele mesmo que sejam necessárias mais sessões ou realizar o procedimento de uma forma mais intensa, ou seja, em uma máquina com mais lâmpadas em alguns casos.
Bronzeamento a jato
Uma das técnicas de bronzeamento artificial mais utilizadas e eficazes sem ser desse que acabamos de ver é o bronzeamento a jato.
O bronzeamento artificial a jato consiste em uma técnica inovadora e que segue a mesma premissa dos cremes de auto bronzeamento comercializados nas farmácias. Consiste na aplicação de uma substância que não faz nenhum mal para o organismo.
Na realização do bronzeamento artificial a jato é aplicado na pele a substância Dihidroxiacetona, a DHA. Essa substância reage com a queratina presente na pel. Para a sua realização, algumas clínicas optam pela realização de uma esfoliação prévia, que pode ser opcional e o produto é pulverizado sobre a pele com um equipamento denominado de compressor.
É preciso esperar que o produto seque antes de se vestir, mas ele possui uma boa duração que pode chegar a até dez dias.
A principal vantagem que esse tipo de bronzeamento traz para o interessado é a cor bela do bronzeamento sem a exposição aos raios ultravioletas. Mas em contrapartida apresenta uma duração que pode ser tida como curta para alguns clientes.
Além disso, tem como ponto positivo ainda, ser prático e rápido, sendo uma boa pedida para os dias de hoje.
Mesmo que o procedimento dure até dez dias isso varia muito de pele para pele e pode acabar tendo uma duração de tempo menor, o que acaba fazendo com que muitos clientes recorram ao bronzeamento artificial tradicional.
O bronzeamento artificial feito a jato pode não ser a melhor prática para todos aqueles que buscam uma cor mais escura mesmo em pleno inverno. Mas não deixe de considerar, pode ser uma boa alternativa para você.
Diversas opções de bronzeamento hoje
Atualmente você tem diferentes opções para ter o tom de pele que sempre quis, para mostrar que está com o bronzeamento em dia, e algumas são mais atrativas que outras. Dessa forma é fundamental que você considere os prós e contras de cada opção.
No caso da aplicação do bronzeamento artificial tradicional há o risco quanto a emissão de raios ultravioletas, mas pode ser uma excelente alternativa quando feita de maneira moderada e após uma boa avaliação médica. No caso de indivíduos que sofrem com psoríase e vitiligo pode inclusive ser um bom aliado.
Para o bronzeamento a jato é preciso ter em mente que a sua duração é de fato significativamente menor e pode não ter um custo tão atrativo levando isso em consideração. Em uma boa clínica, com produtos de qualidade, uma única sessão pode custar de cento e sessenta a cento e oitenta reais.
Em contrapartida, o bronzeamento artificial feito a jato não expõe o indivíduo aos raios ultravioletas, o que faz com que possa ocorrer com uma periodicidade maior e de fato se você quiser manter essa corzinha precisará, uma vez que o seu resultado tende a sair mais rapidamente. O bronzeamento artificial feito a jato tem duração máxima de dez dias, mas dificilmente chega a tanto tempo.
De qualquer maneira se faz preciso considerar que não traz danos a pele e pode ocorrer de maneira mais constante. Todavia, o custo pode acabar sendo elevado.
Bronzeamento com fita
Aqui na GoGlow, você pode optar por escolher o seu biquini ou utilizar o nosso biquini de fita, onde uma das nossas profissionais o insere de forma correta e específica para o seu corpo.
Você também pode a comprar os nossos biquinis de tecido mas que imitam a fita trazendo o mesmo efeito da fita porém com mais conforto, é ideal pra quem não gosta de fazer o bronze com fita ou quer pegar uma piscina ou praia sem perder a marquinha.